27 de Agosto de 2019

Está chegando a hora da disputa da sexta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade para a equipe Andrade Rally, da dupla Tiago Andrade e Mateus Perin. No próximo sábado, dia 31, a equipe compete na cidade de Ipiranga do Sul, norte do Estado e o foco é manter a evolução que vem sendo conquistada ao longo do ano.

“Estamos entre os três primeiros em nossa categoria e vamos focar e dar a mesma importância como nas outras provas, buscando o melhor resultado possível. Nossa meta é fazer uma boa prova em Ipiranga”, salienta o piloto.

Mateus Perin compete praticamente em casa, ele que reside na cidade de Estação. “Nossa expectativa é a melhor possível, vou correr quase no ‘quintal de casa’, então vamos para cima em busca de um bom resultado. Estamos focados em terminar a corrida entre os três primeiros. Sabemos que a RC3 (carros de tração 4x2) possui outros competidores muito bons e estão no rali a mais tempo que nós. Esperamos ter uma disputa muito saudável entre todas as duplas neste rali”, acrescenta o navegador.

Tiago Andrade faz sua primeira temporada completa no Gaúcho de Rali. “Estamos competindo justamente em uma categoria muito disputada, onde precisamos sempre dar o nosso melhor, evoluindo no entrosamento entre piloto e navegador, manter o mesmo ânimo e motivação dos outros ralis, para que em Ipiranga, consigamos voltar a pontuar”, amplia.

Sobre a etapa do próximo sábado, a dupla espera um rali bastante rápido, o que é característica das especiais da região. “Cada dupla tem suas particularidades, eu e o Mateus mantemos sempre a mesma ordem, buscando evitar erros. Por ser uma prova muito rápida e perigosa, seguimos trabalhando no intuito de terminar e trazer o carro para casa. Tomamos as decisões e as estratégias juntos, em cada prova, para que o resultado seja o melhor possível”, explica Tiago. Mateus completa que “concentração e um entrosamento perfeito será fundamental para que tudo ocorra da melhor forma”.

Avaliação do ano

A dupla formada este ano para a disputa do Gaúcho de Rali, faz avaliação positiva das primeiras cinco etapas. “Os resultados que temos conquistado até aqui são frutos do trabalho dos mecânicos, meu, do Mateus. Sempre mantivemos as mesmas atitudes, com diálogo, sem perder o foco. O momento é muito importante para nós e sabemos que também é para quem nos assiste e está no apoio mecânico nos esperando”, avalia Tiago Andrade.

“Eu e o Tiago estamos com um bom entrosamento, apesar de termos andado apenas duas provas. Nossa equipe sempre nos entregou um carro competitivo, vamos em busca de mais quilometragem para que em 2020 viemos com mais força ainda”, finaliza Mateus.

A equipe Andrade Rally Team compete no Gaúcho de Rally, categoria RC3 (4x2) com o patrocínio da Autosul Tintas, PPG Industries, Tintas Suvinil, Zape Guinchos e Eletro Gape.

O rali em Ipiranga

A prova de Ipiranga do Sul abrirá sua programação na tarde da sexta-feira, dia 30 de agosto. O Parque de Apoio estará instalado ao lado da Igreja Matriz. Na sexta, os competidores realizam o reconhecimento das especiais, que em Ipiranga do Sul, serão todas em estradas de terra, pelo interior do município.

No sábado, a corrida larga às 11h48. A partir das 19h, tem a entrega da premiação aos vencedores, junto ao Salão Paroquial, com o tradicional churrasco em espeto de Guamirim, uma tradição na cidade.

Acesso do público

O acesso ao Parque de Apoio e às especiais do Rally de Ipiranga do Sul é gratuito. No entanto, é preciso acessar os trechos das especiais ao menos 1h30 antes da primeira largada prevista. Ao assistir o rali, o expectador deve estar atento a alguns detalhes, como nunca se posicionar pelo lado de fora das curvas, procurar ficar em pontos mais altos que o piso da especial, não invadir a pista durante a corrida, não ficar cruzando o trecho da estrada durante a corrida. Recolher o lixo que por ventura venha a ser gerado no local em que estiver assistindo e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

MAPA PARA O PÚBLICO

A organização do Rally de Ipiranga do Sul já definiu o mapa da prova, com o roteiro para os competidores e também sugere ao público pontos, onde melhor pode se ver a corrida. Para acessar o mapa do Rally com os pontos de público, clique em https://bit.ly/2YKGkaP. No mapa, constam os pontos de referência para GPS, que podem ser acessados pelos expectadores.

PROGRAMA DO RALLY DE IPIRANGA DO SUL

Sábado, dia 31

11h48 – Largada da SS CDR Posto Ipiranga 1 – 18,62km

12h26 – Largada da SS Sicredi Sul Minas 1 – 12,38km

13h49 – Largada da SS CDR Posto Ipiranga 2 – 18,62km

14h27 – Largada da SS Sicredi Sul Minas 2 – 12,38km

15h50 – Largada da SS CDR Posto Ipiranga 3 – 18,62km

16h28 – Largada da SS Sicredi Sul Minas 3 – 12,38km

19h – Premiação e jantar. Local: Salão Paroquial de Ipiranga do Sul